Entenda como funciona o PIX com o cartão de crédito

Já ouviu falar por aí que agora é possível realizar transações via PIX com o cartão de crédito e quer saber mais sobre o seu funcionamento? Essa é mais uma novidade implementada por algumas instituições no país que vai inovar na forma de efetuar pagamentos.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo totalmente voltado para explicar para você como funciona o PIX com cartão de crédito, quais os seus diferenciais e quais são os bancos que oferecem a nova modalidade atualmente. Por isso, continue a leitura para conferir tudo sobre a novidade! 

O que é o PIX

O PIX foi criado pelo Banco Central do Brasil como um sistema de pagamento instantâneo. Essa solução inovadora possibilita que os usuários realizem transferências eletrônicas de maneira segura e ágil, disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.

O PIX foi lançado em novembro de 2020 e é uma alternativa aos métodos tradicionais de transferência, como TED, DOC e boleto bancário. 

O sistema permite que as transferências sejam feitas em segundos, sem a necessidade de inserir informações como agência e conta bancária. 

Em vez disso, as transações são realizadas por meio de chaves de identificação, como CPF, CNPJ, número de celular ou e-mail.

Além disso, o PIX é um sistema bastante seguro, com criptografia de ponta a ponta e autenticação de duas etapas. Ele também é gratuito para pessoas físicas, enquanto empresas podem pagar uma taxa por transação.

O PIX tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, sendo amplamente utilizado em transações comerciais e pessoais.

Como funciona o PIX com cartão de crédito

O PIX com cartão de crédito é uma modalidade criada para que você efetue transações bancárias mesmo não possuindo saldo disponível em sua conta. Ou seja, o banco vai te conceder um valor de acordo com o seu limite disponível no cartão de crédito para que você realize pagamentos. 

O valor da transferência será debitado em sua fatura do cartão de crédito e você vai contar com um prazo maior para pagar. De modo geral, o PIX com o cartão de crédito vai funcionar como um empréstimo, sendo possível, inclusive, o parcelamento do valor total por algumas instituições. 

No entanto, é importante destacar que essa modalidade pode oferecer algumas taxas de juros, uma vez que o dinheiro sairá do banco e não do saldo da sua conta bancária, como acontece tradicionalmente com as transações via PIX. 

Quais bancos oferecem PIX com o cartão de crédito

Atualmente, ainda há um número limitado de instituições bancárias que oferecem a novidade para os seus clientes. A primeira a implementar o PIX com o cartão de crédito no país foi o Nubank, contudo, o serviço ainda não está disponível para todos os seus clientes e está sendo realizado aos poucos. 

Outras instituições como o PicPay e Santander também já aderiram ao PIX com cartão de crédito e também estão na fase de implementação do novo serviço para a sua base de clientes. 

Sendo assim, a expectativa é que daqui a algum tempo, outros bancos comecem a utilizar o serviço caso ele seja um sucesso e se torne cada vez mais procurado como uma boa alternativa na hora de realizar pagamentos. 

Quando utilizar o PIX com o cartão de crédito

De modo muito simples, o PIX com o cartão de crédito pode ser utilizado de acordo com o valor disponível em seu cartão. Isso significa que, por exemplo, caso o limite disponível do seu cartão seja de mil reais, você tem à sua disposição esse valor para usar. 

Contudo, você deve levar em consideração critérios como o número de parcelas e taxas de juros cobradas pelo seu banco. Afinal, você deve avaliar as transações a partir dessa modalidade como benéficas para o que procura. 

Como saber se a novidade está disponível para você

Nem todos os bancos começaram a oferecer o serviço do PIX com cartão de crédito para os seus clientes, mas a expectativa é de que, caso seja um sucesso, várias outras instituições possam começar a implementar a novidade. 

Porém, uma maneira muito simples de verificar se o seu banco já disponibilizou a nova função é simular uma nova transação. Caso você veja que a opção de PIX com o cartão de crédito esteja liberada, significa que já pode começar a utilizá-la. 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Esperamos que você possa ter entendido mais sobre a nova modalidade de pagamento criada pelos bancos, como também possa avaliar se ela vale a pena e vai atender às suas necessidades. 

Também recomendamos que clique no botão abaixo para visitar mais conteúdos em nosso blog e ficar sempre por dentro de várias novidades sobre o mundo financeiro. Aproveite! 

Você também pode gostar disso...